domingo, 9 de maio de 2010

Horizontal em Itatiba - SP


Finalmente consegui, após diversos meses, concluir o relógio horizontal para um amigo médico que tem uma casa de campo em Itatiba - SP. Todos os cálculos foram feitos para as coordenadas 22 56' S - 046 43' O e foi utilizada uma placa de ardósia de 80 x 80 cm com 1 cm de espessura.



Como este meu amigo é apaixonado por cavalos gravei em baixo relevo o de desenho de um no ponteiro. A gravação química no latão do ponteiro e na placa com a equação do tempo foi feita por um amigo que trabalha em uma empresa de brindes e esculturas.



O mote utilizado foi:



DISCE • VT • SEMPER • VICTVRVS


aprenda como se fosse viver para sempre



VIVE • VT • CRAS • MORITVRVS


viva como se fosse morrer amanhã



Toda a gravação na pedra foi feita com os cinzéis feitos com brocas de vídea, que descrevi em um post anterior, e com uma microretífica com fresa diamantada. O meu filho mais novo, como sempre, ajudou na execução. O relógio instalado em seu lugar definitivo pode ser visto na figura abaixo.




Itatiba01.plzUgtdJB1dH.jpgItatiba02.VZi28UoFXH7A.jpgItatiba03.8fZAXqmq3P2f.jpgItatiba04.YAoe145Su4Rc.jpgItatiba05.tcUPgorw2aPE.jpgItatiba06.rnO5DpX5ondf.jpg



DSC00842.b4yuczkoTiCw.jpgDSC00843.CUFLnWXHDA1t.jpg



DSC00847.00Zv7Kb99FUJ.jpg





Um comentário:

Arnaldo Tomazetti disse...

Olá Ricardo, como vai?
Há tempos tenho vontade de construir um relógio vertical na parede da empresa, que fica em Atibaia.
Entre as consultas acabei chegando ao seu blog, do qual gostei muito. Parabéns pelo seu trabalho.
Voltando ao meu futuro relógio: A melhor posição para visualização aqui seria com face para Norte. Teria algum problema ?